Em dias muito quentes, fazemos de tudo para nos refrescar um pouco. Toda e qualquer solução para amenizar a temperatura de casa ou do trabalho se torna tentadora. Claro, nem todos podem ter um ar condicionado. Por isso, as duas opções mais acessíveis para diminuir o calor costumam dividir as atenções. Climatizadores e Umidificadores têm grandes diferenças de funcionamento e finalidade. Mas é bem comum surgir a pergunta: climatizador ou umidificador, qual devo escolher?

Para que você não se confunda na hora de escolher entre Climatizador ou Umidificador, vamos apresentar com detalhes as funções que cada um executa e te ajudar a escolher o aparelho perfeito para se refrescar um pouco.

Climatizador

As maiores vantagens relacionadas aos climatizadores são: umidifica o ar, pode diminuir ou aumentar a temperatura do ambiente, renova o ar do ambiente e, além disso, é de fácil transporte.

A função principal deles é climatizar o ambiente através da circulação do ar e da evaporação da água. Isso ameniza a temperatura, pra cima ou para baixo caso tenha aquecedor, e umidifica o ar. Mas é importante lembrar que esse equipamento não é um ar condicionado compacto ou coisa do gênero, ele ameniza a temperatura do ambiente. Podem ser compactos ou de parede e a instalação é semelhante à do ar condicionado.

O climatizador  funciona de maneira bem simples: um ventilador puxa o ar do ambiente por um painel evaporativo e faz esse ar circular sobre a água presente no reservatório. A troca de calor com o ambiente faz com que a água evapore as partículas, misturadas ao ar que está sendo lançado novamente para o ambiente, climatizando e umidificando.

Contudo, o efeito não é instantâneo e pode levar até quatro horas em grandes ambientes. Além disso, se o aparelho for portátil, deve ter uma distância mínima de 25cm da parede, para que o ar circule com facilidade.

No entanto, sua maior desvantagem é que ele não refrigera o ambiente. E em cidades muito quentes e úmidas, o climatizador não é recomendado.

Umidificador

Os principais motivos para você escolher um umidificador são: preço, tamanho, velocidade e por atuarem diretamente na umidade do ar.

Se o seu problema é o ar seco os umidificadores são perfeitos para resolver a situação, principalmente se os indicadores estiverem abaixo da faixa de 40%. Em primeiro lugar, é importante saber que ele não climatiza ou ameniza a temperatura. São grandes aliados de ambientes com uso constante do ar condicionado, já que com ele o ar fica mais seco que o habitual.

Normalmente os umidificadores servem para ambientes que tenham em média 15m² e 50m². O principal benefício dos umidificadores é regular a umidade do ambiente, pois o aparelho desliga após atingir o nível desejado. Existem modelos com pequenos recipientes para a adição de essências aromáticas.

Ele funciona de maneira simples dispersando água no ar. Modelos ultrassônicos realizam essa tarefa de maneira mais efetiva e silenciosa. Eles não são adequados para ambientes úmidos. Por sua forma de funcionamento, é necessário repor constantemente a água. Em compensação, o ar fica mais agradável mais rápido se compararmos com a utilização de climatizadores.

Na Britânia você encontra uma linha completa de umidificadores e climatizadores para você não sofrer com o calor ou ar seco. Eles têm preços super acessíveis e garantem a qualidade do ar para a sua casa ou trabalho.

E aí, se decidiu entre Climatizador ou Umidificador? Ou ainda ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários! E confira outras dicas no nosso blog.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.