Existem dias que parece que tudo é motivo para deixar o cabelo com frizz. Se você já passou por uma situação semelhante, continue lendo e saiba como passar o dia sem frizz no cabelo.
Excesso de secador, chapinha e a falta de hidratação são fatores que podem causar o frizz no cabelo. Isso ocorre em especial quando a agressão externa abre as cutículas da fibra capilar e comprometem a estrutura do fio, que acaba ficando rebelde e sem formato. Quando isso acontece, até o clima pode se tornar um fator para deixar o frizz mais aparente.
Além disso, o shampoo pode ser um dos prejudiciais, com químicas e produtos em excesso que prejudicam os fios.
Dicas para evitar o frizz no cabelo
O primeiro passo é utilizar produtos que auxiliem no cuidado com os fios, ao invés de agredi-los ainda mais. É por isso que optar por um secador e chapinha que emitam íons de tourmaline é a melhor opção para o cuidado diário com o cabelo. Com isso seus cabelos estarão protegidos graças aos íons que têm a função de fechar ou selar a cutícula dos cabelos.
Mas, nem por isso seu cabelo está completamente protegido, alguns outros cuidados são fundamentais para amenizar o frizz no dia-a-dia. Então anota aí essas dicas complementares para passar o dia sem frizz no cabelo!
Hidratação
Realizar uma hidratação semanal ou a cada 15 dias com um produto especifico para o seu tipo de cabelo fortalece os fios, realizando uma restauração profunda e alinhando os fios. Como alguns produtos possuem proteínas e queratina, podem hidratar e consequentemente deixar o cabelo mais brilhante.
Outra opção é realizar uma selagem térmica, que possui um efeito prolongado, de aproximadamente 2 a 3 meses, com hidratação profunda para os fios. Apesar disso, não é indicada para quem possui cabelo ondulado ou cacheado, pois esse tipo de selagem pode alisar o cabelo.
Além disso, outra dica de hidratação intensa que pode trazer muito resultado para acabar com o frizz do cabelo é a umectação, que nada mais é que utilizar um óleo vegetal para hidratar o cabelo, mais especificamente o óleo de coco. Pode parecer uma ideia maluca, mas realmente funciona! O melhor de tudo é que o óleo pode ser usado da raiz até as pontas do cabelo, o que garante que todo frizz próximo à raiz acabe de vez. Após aplicar o óleo de coco e deixar fazer efeito no cabelo, recomenda-se que o cabelo seja bem lavado e enxaguado, garantindo que todo resíduo de óleo saia do cabelo.
Protetores Térmicos
O uso de protetores térmicos e finalizadores é fundamental para o cuidado com os fios, deixando-os mais comportados. O tipo de protetor térmico você quem escolhe, pode ser líquido ou em creme. Já os finalizadores mais recomendados são os de silicone, mas cuidado: procure utilizá-los apenas no comprimento do cabelo! Aplicar produtos na raiz pode deixar os fios oleosos.
Evite sair de casa com o cabelo molhado, pois os fios molhados são automaticamente atraídos pelo ar seco. De preferência, após secar o cabelo com ar quente, passe um jato de ar frio para reduzir o frizz.
É importante entender que mesmo as dicas de longo prazo e que não são feitas todos os dias, podem trazer melhores resultados para prevenir o frizz no dia-a-dia. Enquanto outras, são dicas diárias e bem simples que fazem toda diferença!
Conta pra gente aqui nos comentários qual dessas dicas mais te ajuda no dia a dia! 😉 Continue conferindo nosso blog para mais dicas de Cuidados Pessoais.
Além disso, para maiores cuidados com os cabelos conte sempre com os Produtos Britânia.