Você sabe o que é que uma batedeira planetária? E uma batedeira orbital? Saberia dizer qual é a diferença entre batedeira planetária e orbital? Se sua resposta foi não para alguma dessas perguntas, continue lendo e saiba mais sobre esse tópico.

Não importa se você prefere doces ou salgados, aqueles que passam um tempo na cozinha dedicado ao preparo de comidas dos mais diversos tipos sabem que, uma hora ou outra, vai ser necessário utilizar uma batedeira. Entretanto, há muitas opções no mercado e algumas são mais adequadas do que outras na hora de preparar certos tipos de receita.

Qual a diferença entre batedeira planetária e orbital

Entre os itens que você deve observar na hora de comprar uma batedeira para a sua cozinha, um deles diz respeito ao tipo de movimento que os batedores fazem. Esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora de você preparar seus cremes e suas massas. As nomenclaturas utilizadas para indicar essa característica são “planetária” e “orbital”.

Você já parou para pensar por que elas são chamadas desse jeito? Então chegou a hora de entender qual a diferença entre batedeira planetária e orbital e escolher aquela que mais se adapta àquilo que você precisa na cozinha.

Batedeira orbital: simples e versátil

Para quem está comprando a sua primeira batedeira, os modelos do tipo orbital podem ser os mais adequados devido à sua simplicidade de uso e versatilidade no preparo de alimentos. Ela é considerada a alternativa ideal para o preparo de massas mais pesadas, como pães e pizzas, por exemplo.

Em termos de potência ela é classificada como sendo de média para forte, de forma que isso a torna mais flexível. Em geral, elas contam com até três tipos de batedores, sendo eles específicos para massas leves, médias e pesadas. A utilização é a mais simples possível, de forma que a experiência proporcionada garanta rapidez e agilidade.

Mas por que ela tem o nome “orbital”? Simples: isso acontece devido ao fato de os batedores fazerem movimentos circulares de translação, girando no próprio eixo e em torno da vasilha. Ou seja, todos os batedores se deslocam em paralelo, mantendo as mesmas distâncias entre si, gerando uma mistura uniforme.

Os modelos do tipo “orbital” são considerados semiprofissionais, portanto são ideais para você ter na sua casa. Ou seja, se o seu perfil de uso não é contínuo, mas de vez em quando você tira a batedeira do armário para preparar as suas receitas, então esse modelo é o perfeito para você. A Britânia conta com diversas opções na sua linha de produtos.

Batedeira planetária: o sonho de consumo

Já para quem utiliza a batedeira com maior frequência, os modelos do tipo “planetária” são os mais indicados. Isso porque os modelos dessa espécie costumam ser mais completos e, além de tudo, mais potentes. Ela é a melhor escolha, por exemplo, para quem vai fazer claras em neve ou até mesmo massa de pão.

E sabe por que ela tem o nome de “planetária”? Novamente, é por conta do movimento dos batedores. Explicando: no caso desses modelos, os batedores combinam movimentos de rotação no próprio eixo com movimentos de translação, abrangendo a tigela. Você se lembra das aulas de Geografia quando estudava os movimentos de rotação e translação da Terra? A inspiração da nomenclatura vem daí.

Com maior potência na hora de bater a massa e mais opções de movimento, o resultado é uma massa homogênea e que atinge o ponto ideal em menor tempo, fazendo com que você ganhe agilidade na cozinha. Por conta disso, esses modelos costumam ser mais completos e requerem um investimento maior, mas o resultado final acaba sendo compensador.

Se você utiliza a batedeira profissionalmente, não tenha dúvidas de que este é o modelo mais adequado. No total, a batedeira planetária conta com três tipos de batedores: um para as chamadas massas leves, como mousses e bolos; outro para massas médias, como tortas; e um terceiro para massas mais pesadas, como pizzas e pães.

Agora ficou clara a diferença entre as duas, não é mesmo? Então, confira a linha completa de Batedeiras Britânia e descubra a que de adapta melhor as suas necessidades na cozinha.

Além disso, para mais dicas e curiosidades, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.