Você já se perguntou qual é exatamente a sua função e para que serve um home theater?

Durante muitos anos o cinema foi a experiência mais mágica que a indústria do entretenimento era capaz de proporcionar. Assistir aos principais filmes naquela tela grande, com qualidade de som e imagem muito superiores ao que você poderia ter em casa, ainda é algo que encanta as gerações atuais.

A diferença, no entanto, é que hoje ter um “cinema em casa” deixou de ser um privilégio para poucos.

Dessa proposta, a de se ter um cinema em casa, nasceu o conceito de home theater. Chegou a hora de conhecer tudo sobre os home theaters.

Cinema em casa

Tecnicamente, home theater é o nome dado a um sistema de som que busca ampliar a experiência audiovisual que você tem na sua casa. A ideia é que você tenha uma TV com imagem de alta resolução (o mínimo recomendado é Full HD) e possa acoplar uma série de caixas de som de forma a ambientar a sua experiência sonora.

Sistemas de som 5.1 ou superiores, por exemplo, podem ser dispostos na sua sala, dando uma sensação de imersão no ambiente em que as cenas acontecem. No caso de um sistema 5.1 estamos falando de ao menos cinco caixas de som espalhadas em pontos estratégicos do ambiente e mais um subwoofer, responsável por dar mais força aos graves.

A central de comando, que liga as cinco caixas de som, mais o subwoofer e mais o som que sai da sua TV é chamada de Receiver. Esse receptor fica responsável por receber todos esses sinais e distribuí-los para onde for necessário. Em outras palavras, um home theater não é um produto em si, mas sim o nome dado a todo o sistema de som.

Por que assistir a filmes com um home theater é uma experiência incrível?

Mas qual a razão de ter tantas caixas de som assim espalhadas em um ambiente? A explicação está na fidelidade sonora proporcionada nos dias de hoje por filmes em DVD, Blu-ray, streaming e até mesmo em jogos de vídeo game. Quando os produtores concebem a obra eles já pensam nos efeitos sonoros.

Em linhas gerais, as caixas de som de um home theater são posicionadas da seguinte forma: uma frontal, duas nas diagonais dianteiras e duas nas laterais ou nas diagonais traseiras. Dessa forma, há som saindo de todas as partes do ambiente e os produtores podem brincar com isso.

Imagine ter a sensação de que um carro acabou de passar do seu lado! Nesse caso, o som parte da caixa de som frontal, passa pelas caixas diagonais e vai terminar nas caixas de som traseiras. Essa sincronia é que garante uma experiência diferenciada, similar à que você tem no cinema. Afinal, não é à toa que a tradução direta de home theater é, literalmente, “cinema em casa”.

Agora que você já sabe qual a função e para que serve um home theater, que tal garantir o seu? Confira a nossa linha completa no site.

Além disso, para mais dicas e curiosidades, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.