A diferença entre os ferros de passar a seco e ferro de passar a vapor está clara já no nome. Mas, você sabe dizer por qual motivo existem esses dois tipos de ferro e qual deles é o mais adequado para cada ocasião? Para entender mais sobre a diferença entre os ferros de passar a seco e a vapor, é preciso conhecer um pouco mais as características de cada um deles.

Ferros de passar a seco

Os ferros de passar a seco são os modelos mais tradicionais que existem. Eles foram criados no final do século XIX e seu princípio de funcionamento é bastante simples. A energia elétrica que chega até o ferro passa por uma resistência e é transformada em calor. Esse calor aquece a base do ferro e, assim, você pode passar as suas roupas.

Além disso, outro item presente no ferro é termostato. Ele é o responsável por manter a temperatura constante. Caso contrário, o aparelho começaria a esquentar e não pararia mais. Por si só, o ferro de passar a seco seria o suficiente para passar qualquer tipo de roupa. Com o passar dos anos eles foram ganhando muitas melhorias, incluindo design mais anatômico e materiais que os tornaram mais leves.

Ferros de passar a vapor

Já o ferro de passar a vapor é a evolução dos modelos a seco. A diferença é que neles há um compartimento no qual você pode colocar água. Essa água vira vapor, que é expelido por pequenos orifícios localizados na base do ferro.

O efeito do vapor sobre o tecido faz com que as roupas fiquem mais maleáveis, ou seja, mais fáceis de passar e mais macias. Além disso, os modelos de ferro de passar a vapor também costumam ser mais leves e queimam menos as roupas do que os demais. O ponto negativo, porém, fica pelo fato de que eles demoram um pouco mais para esquentar, mas a espera compensa.

Na dúvida qual escolher?

Tudo vai depender do seu gosto pessoal. O ideal é testar ambos. Algumas pessoas acham os ferros de passar a vapor leves demais e, por isso, preferem os outros modelos. Já a maioria do público aposta nos ferros a vapor, pela praticidade e pela facilidade de manuseio.
E você, já fez a sua escolha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.