Se você já comprou ou ao menos já pesquisou alguma vez aspiradores de pó certamente já deve ter se deparado com a expressão “filtro HEPA” nas especificações técnicas do produto. Porém, você sabe o que significa um aspirador de pó com filtro HEPA? Qual a razão de ele existir e por que esse item é importante? Calma, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto agora.

A sigla HEPA se refere à expressão em inglês High Efficiency Particulate Air – algo como “Partículas de Ar de Alta Eficiência”, em tradução direta. Trata-se de um composto feito por uma malha de fibras dispostas de forma aleatória. Essas pequenas fibras de vidro, com diâmetros que variam de 0,5 a 2 micrômetros, retém até 99,7% das impurezas contidas no ar.

Dessa forma, elas surgiram primeiramente nos purificadores de ar com o objetivo de eliminar micropartículas como ácaros, vírus e bactérias. Seu uso é essencial em locais como aviões ou hospitais, dada a alta eficácia em absorver esses organismos do ambiente. Porém, apesar da eficiência, seu uso em purificadores era insuficiente. E você sabe o motivo?

Filtros HEPA em aspiradores de pó

Com os filtros HEPA nos purificadores o ar se mantinha limpo e livre de impurezas, mas o mesmo não podia ser dito do restante do ambiente. Quando o aspirador de pó era utilizado, as micropartículas voltavam para o ambiente por conta do mecanismo desses equipamentos: ao sugarem as partículas maiores eles expelem o ar que entrou com a sucção – que sai carregado dos mesmos ácaros, vírus e bactérias.

A solução encontrada, então, foi a de adaptar os filtros HEPA também para os aspiradores de pó. Assim, os equipamentos passaram a funcionar de uma forma distinta. Quando eles estão em funcionamento, o saco coletor ou o filtro de papel armazenam as partículas maiores. Entretanto, o ar que passa pelo filtro carregado de impurezas é direcionado para um filtro HEPA, antes de ser expelido novamente.

Assim, os ácaros, os vírus e as bactérias ficam retidas no filtro e o resultado é um ambiente muito mais limpo e livre de contaminação. Em outras palavras, dá para perceber claramente que essa é uma característica bastante importante e que você deve procurar nos principais produtos disponíveis no mercado para garantir o melhor resultado possível.

Entendeu o que é filtro HEPA por que ele é importante?

Pessoas que têm algum tipo de alergia, por exemplo, devem redobrar a atenção para ter absoluta certeza de que os filtros HEPA estão presentes no equipamento que estão comprando. Outro item fundamental a ser observado é a validade filtro. Sua durabilidade varia de produto para produto, mas em geral o ideal é trocar a cada 10 trocas do filtro de papel ou do saco coletor.

Dessa forma, você garante o máximo em qualidade e garante que o ar da sua residência vai estar sempre o mais limpo possível.

E a Britânia tem uma linha completa de aspiradores com filtro HEPA. Confira nosso site e descubra o que se adequa melhor a sua necessidade.

Para mais dicas e curiosidades, continue acompanhando nosso blog.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.