Você sabe para que serve o timer nos eletrodomésticos? Vamos explicar tudo sobre esse item indispensável nos eletrodomésticos atuais.

Pense na seguinte cena: você encheu uma caneca de leite e a colocou para ferver no fogão. Porém, alguns minutos se passaram e você não se deu conta e o leite acabou transbordando de sujando todo o seu fogão. Acidentes como esse acontecem, não é mesmo? Por mais que você saiba por quanto tempo o leite tem que ferver, basta um simples descuido para que tudo se perca.

Você não é o único a ter que enfrentar esses problemas e, felizmente, os fabricantes de eletrodomésticos desde muito cedo perceberam isso. Foi dessa maneira que surgiu nos equipamentos um recurso chamado timer.

Assuma o controle do tempo

A palavra timer, traduzida para o português, significa “temporizador”. Trata-se de um dispositivo especializado em medir o tempo, uma espécie de cronômetro particular colocado em seus equipamentos. Nos eletrodomésticos em especial ele tem a função de avisar quando uma tarefa está pronta.

Ou seja, sabe quando você coloca uma pipoca para estourar dentro do micro-ondas? Nesse caso, um minuto a mais ou um minuto a menos pode fazer uma grande diferença: tempo demais vai fazer com que a pipoca queime e tempo de menos vai fazer com que muitos grãos de milho não tenham tempo de estourar.

A solução encontrada pela indústria foi a de incluir um timer em muitos dispositivos. Esse mini relógio é capaz de informar quanto tempo passou desde que você iniciou uma tarefa ou quanto tempo falta para que ela seja concluída da melhor forma possível. Além disso, muitos equipamentos permitem que você programe o tempo necessário, assim as coisas ficam sempre ao seu gosto.

Temporizadores: pequenos computadores dentro dos eletrodomésticos

A melhor maneira de entender como funciona o mecanismo de um timer em um eletrodoméstico é olhando para um relógio de pulso movida à pilha. Dentro dos equipamentos que possuem timer há sempre uma pequena bateria, como as de relógio, feita para alimentar a placa que comanda o timer.

Esse timer é como se fosse um pequeno relógio mesmo. Ele marca o tempo a partir de um ponto de partida e inicia a função de contar quanto tempo se passou durante a execução da tarefa. Alguns equipamentos já incluem um relógio mesmo – como é o caso de muitos modelos de fornos micro-ondas.

Nessas circunstâncias, a ideia é que esse recurso simples possa funcionar de forma a auxiliar os usuários. Assim, quem está na cozinha cuidando de várias panelas ao mesmo tempo não precisa ficar de olho no relógio até que cinco minutos exatos se passem. Quando o tempo programado chega ao fim, o equipamento zera o relógio e emite um sinal sonoro, informando que aquele processo foi concluído.

Agora que você já sabe para que serve o timer nos eletrodomésticos, que tal conferir outras dicas e curiosidades no nosso blog?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.