Casa e Cozinha

10 dicas para manter a organização em casa

admin

Publicado em 07.05.2021

Há quem diga que organização é apenas questão de hábito, e é claro que o hábito está extremamente ligado a isso, mas certamente não é fator decisório nessa questão. É importante saber que antes de conseguir criar um hábito, muitos fatores internos devem ser trabalhados.

Já ouviu aquela frase que a bagunça externa reflete a interna?

Então vamos lá, o primeiro passo é a decisão. Decidir que a organização vai fazer parte da sua casa e do seu dia a dia é fundamental para reforçar a vontade de fazer diferente.

Manter o pensamento alinhado à organização e ter força de vontade fará com que pense duas e até três vezes, antes de deixar a bolsa, calçado, roupa, xícara em qualquer lugar da casa.

A dica é imaginar todo trabalho que será deixado para depois, e que poderia ser evitado se mantivesse a organização. Isso ainda é uma ajuda valiosa na hora de limpar a casa, tornando tudo mais rápido de fácil.

Organização em casa

Anota aí essas dicas práticas para manter a organização:
  1. Evite espalhar tudo pela casa, uma regra básica que pode ser utilizada no dia-a-dia é: usou? Guardou!
  2. Se está difícil manter a rotina, é só pensar que se não for feito no momento, depois poderá se tornar ainda mais trabalhoso, pelo acúmulo de coisas fora do lugar.
  3. Lembre-se que cada cômodo e móvel da casa é nomeado e destinado a uma função, não tem motivo algum para sair espalhando e pendurando itens em todos os cantos da casa.
  4. Tenha um aspirador de pó portátil, isso facilita muito o dia-a-dia. Assim, é possível disfarçar toda sujeirinha acumulada durante a semana.
  5. Faça um cronograma de pequenas atividades diárias. Por exemplo: Segunda e terça-feira, dia de colocar o lixo para fora. Quarta-feira, dia de ir ao mercado. E por aí vai!
  6. Na cozinha, organize as prateleiras por produtos e nomeie. Além disso, procure deixar produtos parecidos próximos, para facilitar na hora de encontra-los.
  7. Potes de vidro, além de organizar, ainda ajudam a visualizar o conteúdo do pote. Isso evita ainda que alimentos sejam esquecidos!
    Organização em casa
  8. Preparar um cardápio mensal de alimentação, ajuda na praticidade e organização do dia-a-dia. Assim, você otimiza tempo para outras atividades.
  9. No quarto, separe todos os itens e roupas por categoria, isso facilita inclusive quando procurar por determinadas peças de roupa.
  10. Utilize caixas organizadoras para definir e delimitar os espaços. As caixas são ideais para itens pequenos e em grande quantidade.
    Organização em casa

Depois de um tempo, tudo isso se torna tão natural que não sai mais da sua rotina!

Conta pra gente aqui nos comentários qual a sua dica favorita para manter a organização!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *